Breves notas sobre a produção de espaço urbano de São Paulo e os movimentos de luta por transporte

  • Gustavo Mello
Palavras-chave: produção social do espaço urbano, questão urbana, mobilidade urbana, lutas sociais.

Resumo

Neste artigo, procuramos considerar alguns aspectos da influência da indústria de transporte, e particularmente da automobilística, na produção social do espaço urbano de São Paulo, tendo como ponto de partida a elaboração do Plano de Avenidas (1930) de Prestes Maia. A despeito da inexistência de um efetivo planejamento urbano, tais considerações objetivam delinear de modo bastante sumário e indicativo uma lógica subjacente ao crescimento paulistano, a qual possui nexos com a emergência de movimentos sociais e de processos organizativos em torno da pauta do transporte público, dimensão candente da chamada “questão urbana” brasileira. Com um escopo histórico mais reduzido, é a essa análise que dedicaremos a segunda parte do texto, salientando as particularidades de lutas por melhorias da mobilidade urbana que recentemente foram travadas, sob princípios e parâmetros pretensamente antagônicos em relação às formas tradicionais de organização de esquerda.

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Biografia do Autor

Gustavo Mello
Sou Mestre e Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e Graduado em Economia pela Faculdade de Economia e de Administração, também da USP. Atualmente realizo um Pós-doutorado em Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP.
Publicado
2015-09-13
Como Citar
Mello, G. (2015). Breves notas sobre a produção de espaço urbano de São Paulo e os movimentos de luta por transporte. Revista Espaço Acadêmico, 15(174), 110-122. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27497