Produção agroecológica: uma relação entre as características do Brasil e da América Latina
Resumo
O artigo tem por objetivo identificar as características da produção orgânica brasileira e compará-la à produção obtida nos países da América Latina. Para essa identificação e comparação foi desenvolvida uma análise documental, na publicação: The World of Organic Agriculture: statistics & emerging trends 2015, elaborada por Research Institute of Organic Agriculture (FiBL) e International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM) e publicado no ano de 2015. Com essa análise se pode perceber que o país se destaca frequentemente quando comparado aos demais países do continente, estando sempre entre os três principais produtores de produtos agroecológicos. Ressalta-se que existe uma lacuna quanto à divulgação de dados relacionados à quantidade produzida de produtos orgânicos brasileiros. Assim, em conclusão, a certificação participativa pode auxiliar o produtor descapitalizado a ter acesso a mercados que exijam o selo de certificação.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.