Produção agroecológica: uma relação entre as características do Brasil e da América Latina

  • Maycon Jorge Ulisses Saraiva Farinha UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
  • Luciana Virginia Mario Bernardo UFGD
Palavras-chave: Orgânicos, Produção Alimentar e Exportação.

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar as características da produção orgânica brasileira e compará-la à produção obtida nos países da América Latina. Para essa identificação e comparação foi desenvolvida uma análise documental, na publicação: The World of Organic Agriculture: statistics & emerging trends 2015, elaborada por Research Institute of Organic Agriculture (FiBL) e International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM) e publicado no ano de 2015. Com essa análise se pode perceber que o país se destaca frequentemente quando comparado aos demais países do continente, estando sempre entre os três principais produtores de produtos agroecológicos. Ressalta-se que existe uma lacuna quanto à divulgação de dados relacionados à quantidade produzida de produtos orgânicos brasileiros. Assim, em conclusão, a certificação participativa pode auxiliar o produtor descapitalizado a ter acesso a mercados que exijam o selo de certificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Jorge Ulisses Saraiva Farinha, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Graduado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados, pesquisa temas como agricultura familiar e produção orgânica e agroecológica.
Luciana Virginia Mario Bernardo, UFGD
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Grande Dourados, é mestranda em Agronegócios pela mesma instituição. Pesquisa temas relacionada aos agronegócios, como o associativismos em produções agroecológicas.
Publicado
2015-12-01
Como Citar
Farinha, M. J. U. S., & Bernardo, L. V. M. (2015). Produção agroecológica: uma relação entre as características do Brasil e da América Latina. Revista Espaço Acadêmico, 15(176), 01-14. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/28106