Direitos Humanos, energia nuclear e cooperação militar nos anos 1970: as relações entre o Brasil e os Estados Unidos
Resumo
Na segunda metade dos anos 1970, a política de não proliferação nuclear dos EUA sofreu significativas mudanças. Da mesma maneira, a agenda de Direitos Humanos se tornou um tema prioritário nas relações do governo estadunidense com outros países. Esses foram dois temas que abalaram as relações entre Brasil e Estados Unidos e que tiveram implicações para a denúncia do acordo militar entre esses mesmos países. O objetivo do presente artigo é explorar o impacto dessas questões nas relações bilaterais entre Brasília e Washington, bem como as implicações para a política interna desses países. Preza-se também por demonstrar as diferenças de postura nessas questões entre o governo Ford e o governo Carter.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.