Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos: caminhos e contradições

  • Fernando Bilhalva Vitória UFSM
  • Vanessa dos Santos Nogueira UFPel
Palavras-chave: Educação Profissional, PROEJA, Políticas Públicas.

Resumo

Este trabalho de pesquisa é uma reflexão e análise da implementação do programa de política pública educacional, referente à educação profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA), dentro da dinâmica e método que parte da contradição, lugar onde se manifesta o movimento do real que é histórico e dialético. Por esse motivo, pensamos como itinerário metodológico, estabelecer uma descrição da implementação desta política, no que diz respeito aos sujeitos por ela contemplada, às intencionalidades, financiamento, e aos vínculos da política com as mudanças do modo de produção capitalista, no que diz respeito ao processo de reestruturação Produtiva do Capital e suas possibilidades, a partir de pesquisa teórica, empírica, sistemática e de seus principais sujeitos E por fim, nas considerações finais, a possibilidade de uma síntese sistemática e crítica do processo de pesquisa e seus dados.

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Biografia do Autor

Fernando Bilhalva Vitória, UFSM

Bacharel em Filosofia, Mestre em Educação/UFRGS, Doutorando em Educação/UFPel. E-mail: fbilhalva@gmail.com.

Vanessa dos Santos Nogueira, UFPel
Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação/UFSM, Doutoranda em Educação/UFPel. E-mail: snvanessa@gmail.com.
Publicado
2015-11-28
Como Citar
Vitória, F. B., & Nogueira, V. dos S. (2015). Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos: caminhos e contradições. Revista Espaço Acadêmico, 15(176), 99-111. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/28414