Os desafios contemporâneos da disciplina Sociologia do Direito nas faculdades de Direito à luz de uma experiência docente

  • Olga Jubert Gouveia Krell Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Ensino, aprendizagem, Sociologia do Direito, métodos de pesquisa

Resumo

O ensino da disciplina Sociologia do Direito nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito exige uma clara definição de seu conteúdo material e dos métodos de ensino, visto que os padrões epistemológicos e metodológicos da matéria ainda não se consolidaram. Recomenda-se que os autores clássicos como Weber sejam trabalhados de forma contextualizada com a realidade social brasileira, permitindo reflexões interdisciplinares. Onde houver emprego dos métodos de pesquisa das ciências sociais em dissertações ou teses jurídicas, recomenda-se o uso das técnicas de baixa complexidade, em respeito aos limites de formação dos discentes. Na organização dos métodos de ensino deve haver complementação das aulas expositivas por meios didáticos modernos como o ensino com pesquisa e o ensino por projeto, que formam as habilidades do aluno e o motivam para exercer a cidadania e a solidariedade social.

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Biografia do Autor

Olga Jubert Gouveia Krell, Universidade Federal de Alagoas

Professora de Sociologia do Direito dos Cursos de Graduação e Mestrado da Faculdade de Direito (FDA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), desde 2006. Doutora em Direito Público pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa (NPE) da FDA/UFAL

Publicado
2015-12-08
Como Citar
Krell, O. J. G. (2015). Os desafios contemporâneos da disciplina Sociologia do Direito nas faculdades de Direito à luz de uma experiência docente. Revista Espaço Acadêmico, 15(177), 59-72. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/28440