Para onde vai a Geografia?

  • Angélica Karina Dillenburg Horii UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Epistemologia da Geografia, objeto de estudo, evolução do pensamento geográfico, categorias de análise.

Resumo

O presente artigo aborda a evolução da Geografia enquanto pensamento científico, analisando seu objeto de estudo e suas categorias de análise durante todo o percurso da criação desse saber. Observa primeiramente a formação da Geografia Clássica, que teve seus princípios já instituídos na Antiguidade com Ptolomeu e Estrabão, desdobrando-se no período Iluminista com Ritter e Humboldt que fornecerão uma nova temporalidade a essa ciência. Atinge seu ápice na Modernidade Industrial com a racionalidade de Kant, onde Ratzel e La Blache utilizarão o determinismo e o possibilismo para constituir um discurso científico para a Geografia. Finaliza apontando a nova compreensão do mundo, conhecida como pós-modernismo por David Harvey (1992) ou por Milton Santos (1996) como Globalização, que junto a outros geógrafos e pesquisadores, indicam caminhos de análise dessa ciência na compreensão do seu objeto de estudo. Um diálogo entre os autores na construção do pensamento geográfico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Karina Dillenburg Horii, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Geografia - UNIOESTE (2014); Pós-Graduação em Educação Ambiental - UCAM (2008); Licenciatura em Geografia - UNIOESTE (2005); Professor QPM da Rede Pública do Estado do Paraná (2009)

Publicado
2015-12-17
Como Citar
Horii, A. K. D. (2015). Para onde vai a Geografia?. Revista Espaço Acadêmico, 15(177), 84-90. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/28558