Para onde vai a Geografia?
Resumo
O presente artigo aborda a evolução da Geografia enquanto pensamento científico, analisando seu objeto de estudo e suas categorias de análise durante todo o percurso da criação desse saber. Observa primeiramente a formação da Geografia Clássica, que teve seus princípios já instituídos na Antiguidade com Ptolomeu e Estrabão, desdobrando-se no período Iluminista com Ritter e Humboldt que fornecerão uma nova temporalidade a essa ciência. Atinge seu ápice na Modernidade Industrial com a racionalidade de Kant, onde Ratzel e La Blache utilizarão o determinismo e o possibilismo para constituir um discurso científico para a Geografia. Finaliza apontando a nova compreensão do mundo, conhecida como pós-modernismo por David Harvey (1992) ou por Milton Santos (1996) como Globalização, que junto a outros geógrafos e pesquisadores, indicam caminhos de análise dessa ciência na compreensão do seu objeto de estudo. Um diálogo entre os autores na construção do pensamento geográfico.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.