Introdução à proposta crítica de Boaventura de Sousa Santos

  • Marcelo Rodrigues Lemos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília
Palavras-chave: Emancipação, Novo Senso Comum, Pós-Modernidade, Teoria Crítica

Resumo

O presente artigo tem a proposta de debater a teoria crítica como alternativa analítica sociológica, partindo dos argumentos construídos pelo pesquisador português Boaventura de Sousa Santos. Em suas interpretações, o autor em questão caracteriza a contemporaneidade segundo parâmetros relativos a uma transição paradigmática, que coloca em xeque o paradigma da modernidade ocidental. A reflexão em torno de tal transição passa por novas epistemologias e teorias, como a teoria crítica, a qual deve tratar o real como um campo amplo de alternativas, pensadas para além do que está posto ou além do empiricamente dado. Assim, perante as desigualdades e dominações, para a proposta crítica de Santos, é preciso começar a criticar o próprio conhecimento, para avaliar um pensamento de alternativas e não uma alternativa de pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues Lemos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília
Possui Mestrado e Graduação - Bacharelado e Licenciatura - em Ciências Sociais, concluídos na Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Atualmente cursa Doutorado em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus Marília.
Publicado
2016-02-18
Como Citar
Lemos, M. R. (2016). Introdução à proposta crítica de Boaventura de Sousa Santos. Revista Espaço Acadêmico, 15(178), 145-156. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/28872