Gramsci, o Direito e a Filosofia

  • Joaquim Pacheco Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Jackson Romeu Ariokudo Faculdade Norte Paranaense - Uninorte
Palavras-chave: Filosofia do Direito, Gramsci, Política, Sociedade civil

Resumo

O autor aborda a questão da filosofia do direito a partir da análise do direito e da filosofia na concepção de Antonio Gramsci (1891-1937) no intuito de contribuir na elucidação da realidade social, econômica e política desigual. Os eixos norteadores do pensamento gramsciano para o mundo do direito, tratado pelo autor foram à busca por igualdade, enquanto direito, e sua relação com a política; a hegemonia, direção política e direito; e a democracia e a vontade geral como mediação na relação sociedade política e sociedade civil. O Direito na concepção filosófica e estratégia política de Gramsci, em uma dada sociedade, é um instrumento, conforto e punição, no jogo de dominação e direção dos grupos sociais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Pacheco Lima, Universidade Estadual de Londrina
Docente de Filosofia, Direito e Políticas Públicas, Sociologia na Faculdade Uninorte, mestre em filosofia (UEL), ciências sociais.
Jackson Romeu Ariokudo, Faculdade Norte Paranaense - Uninorte
Advogado, docente do curso de Direito na Faculdade Uninorte e Pitágoras. Assessor jurídico na Câmara Municipal de Cambé.
Publicado
2016-01-23
Como Citar
Lima, J. P., & Ariokudo, J. R. (2016). Gramsci, o Direito e a Filosofia. Revista Espaço Acadêmico, 15(178), 55-64. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29054