“Aí chegou o exército e foi humilhando todo mundo”: memórias dos camponeses na Guerrilha do Araguaia através de um documentário.
Resumo
Este artigo apresenta as memórias de moradores da região do Bico do Papagaio que viveram a Guerrilha do Araguaia e as trabalha com a mais recente bibliografia sobre o tema. São entrevistas retiradas do documentário “Araguaia: campo sagrado”, que enfocam principalmente a atuação criminosa dos agentes do exército brasileiro, que, na sanha de exterminar os guerrilheiros comunistas, não diferenciavam caboclos locais de combatentes. Pelas falas são confirmadas as prisões arbitrárias, torturas, desaparecimentos, mortes e destruição do patrimônio dos pobres camponeses do Araguaia.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.