Fernando Collor, proprietário e político: o uso da Gazeta de Alagoas como prática para o coronelismo eletrônico

  • Júlia Klein Caldas Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Bruno Lima Rocha Beaklini ESPM-Sul
Palavras-chave: Mídia e política, Políticas de comunicação, Radiodifusão, Oligopólio das comunicações, Conteúdo jornalístico.

Resumo

Analisamos o conteúdo jornalístico praticado pelo jornal Gazeta de Alagoas, durante a cobertura de três períodos eleitorais distintos: 2002, 2006 e 2010. No estudo, Fernando Collor de Mello, proprietário do impresso que integra o maior grupo de comunicação de Alagoas, prova o uso de seu jornal como ferramenta política durante as três eleições disputadas, comprovando a parcialidade do veículo e o mau exercício do jornalismo. Na pesquisa, também abordamos como o coronelismo eletrônico mantém sua força através de alianças com os grandes conglomerados de comunicação, iniciada já durante o primeiro governo de Getúlio Vargas. 

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Biografia do Autor

Júlia Klein Caldas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Jornalista graduada pela Unisinos, estudante de Graduação 1º semestre do Curso Comunicação Social / Publicidade e Propaganda UFRGS.
Bruno Lima Rocha Beaklini, ESPM-Sul
Professor do curso de Relações Internacionais e Comunicação Social ESPM-Sul, Relações Internacionais Unisinos, pesquisador do grupo Cepos e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Publicado
2016-01-23
Como Citar
Caldas, J. K., & Beaklini, B. L. R. (2016). Fernando Collor, proprietário e político: o uso da Gazeta de Alagoas como prática para o coronelismo eletrônico. Revista Espaço Acadêmico, 15(178), 19-29. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29140