Prova de Fogo: uma reflexão sobre o filme na perspectiva das relações étnico-raciais

  • Luciene Cecilia Barbosa Faculdade das Américas/ SP.
Palavras-chave: Racismo, Preconceito, Identidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o filme “Prova de Fogo”, do ano de 2006, sob a direção de Doug Atchison. A trama tem como protagonista a jovem atriz negra, Keke Palmer, que interpreta uma personagem de 11 anos de idade, Akeelah, que se destaca entre os demais alunos – pela facilidade em lidar com o universo das palavras – em uma escola pública na periferia dos Estados Unidos. A história se dá em função do campeonato nacional de soletração dos Estados Unidos da América. O filme, rico no quesito relações humanas, fornece elementos para reflexões sobre variados temas sociais presentes na realidade, dentro desta perspectiva a escolha deu-se em torno da problemática étnico-racial no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Cecilia Barbosa, Faculdade das Américas/ SP.
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão Educacional. Atualmente é Assistente Pedagógica no Núcleo de Educação Étnico-racial da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Leciona no curso de Pedagogia da Faculdade das Américas. É pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro da Universidade de São Paulo (NEINB/USP). Integra o Banco de Avaliadores do INEP/MEC.
Publicado
2015-09-23
Como Citar
Barbosa, L. C. (2015). Prova de Fogo: uma reflexão sobre o filme na perspectiva das relações étnico-raciais. Revista Espaço Acadêmico, 15(173), 01-08. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29235
Seção
DOSSIÊ - Reflexões sobre relações étnico-raciais na sala de aula (Orgs.: Luciene C. Barbosa e Sandra R do N. Santos)