A valorização da literatura a partir de uma nova ordem científica
Resumo
Partindo de uma perspectiva teórica reflexiva, o objetivo deste artigo é traçar um paralelo entre o paradigma de ordem científica hegemônico e a literatura como estudo humanístico. Apresentar os motivos pelos quais o paradigma dominante da ciência conduziu à desvalorização da literatura e como as novas concepções epistemológicas de uma nova ordem científica podem contribuir para a valorização dessa área. A partir desta análise e com base nos autores que consultamos, podemos afirmar que, embora ainda nos encontremos sobre a jurisdição de um paradigma que prioriza um conhecimento totalitário e autoritário negando outras formas de conhecimento que não se pautam pelos seus métodos epistemológicos e metodológicos, uma nova ordem científica se manifesta no campo teórico e epistemológico valorizando todas as formas de conhecimento, constituindo e reconhecendo a importância das humanidades, neste caso a literatura, como forma de conhecimento mais coerente e racional para uma vida com mais qualidade.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.