A valorização da literatura a partir de uma nova ordem científica

  • Diego Machado Ozelame Universidade Estadual de Londrina-UEL
  • Josiele Kaminski Corso Ozelame Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Foz do Iguaçu
Palavras-chave: Ciência, Paradigma hegemônico, interdisciplinaridade

Resumo

Partindo de uma perspectiva teórica reflexiva, o objetivo deste artigo é traçar um paralelo entre o paradigma de ordem científica hegemônico e a literatura como estudo humanístico. Apresentar os motivos pelos quais o paradigma dominante da ciência conduziu à desvalorização da literatura e como as novas concepções epistemológicas de uma nova ordem científica podem contribuir para a valorização dessa área. A partir desta análise e com base nos autores que consultamos, podemos afirmar que, embora ainda nos encontremos sobre a jurisdição de um paradigma que prioriza um conhecimento totalitário e autoritário negando outras formas de conhecimento que não se pautam pelos seus métodos epistemológicos e metodológicos, uma nova ordem científica se manifesta no campo teórico e epistemológico valorizando todas as formas de conhecimento, constituindo e reconhecendo a importância das humanidades, neste caso a literatura, como forma de conhecimento mais coerente e racional para uma vida com mais qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Machado Ozelame, Universidade Estadual de Londrina-UEL
Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina- UEL Paraná.
Josiele Kaminski Corso Ozelame, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Foz do Iguaçu
Professora doutora do PPG Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Foz do Iguaçu.
Publicado
2016-04-06
Como Citar
Ozelame, D. M., & Ozelame, J. K. C. (2016). A valorização da literatura a partir de uma nova ordem científica. Revista Espaço Acadêmico, 15(179), 98-105. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29343