A política educacional do governo Itamar Franco (1992-1995) e a questão da inclusão

  • Caio Augusto Toledo Padilha UNICAMP
Palavras-chave: História da Educação, História das Políticas Educacionais, Governo Itamar Franco (1992-1995)

Resumo

Este artigo analisa o período de governo do presidente Itamar Franco (1992-1995), com vistas a identificar sua atuação no campo educacional, mais precisamente no que se refere à inclusão da pessoa com deficiência no sistema educacional comum. Em função disso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, voltada à análise de conteúdo de fontes primárias (documentos nacionais) e fontes secundárias (produções científicas) que permitiu confirmar a hipótese de que, mesmo em curto espaço de tempo, e desafiado por uma sucessão de problemas políticos, econômicos e sociais, a administração reinseriu a educação ao cerne da agenda governamental, mas não conseguiu avançar em favor da construção de um sistema educacional inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Augusto Toledo Padilha, UNICAMP

Pedagogo, cientista político e graduando em Sociologia, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, doutorando em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da mesma universidade. 

 

 

Publicado
2016-05-16
Como Citar
Padilha, C. A. T. (2016). A política educacional do governo Itamar Franco (1992-1995) e a questão da inclusão. Revista Espaço Acadêmico, 16(180), 82-97. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29541