Tecnologias, mobilidades e educação: entre encontros e (des)encontros
Resumo
Este artigo traz algumas reflexões sobre nossas relações humanas e a relação com a educação nesta sociedade “líquido-moderna” (BAUMAN, 2001, 2008, 2009, 2011), discutindo sobre o atual estágio de globalização em que nos encontramos, muito marcado pelo uso de diferentes tipos de tecnologias, sobretudo que se pautam pela ideia de mobilidade. Tais reflexões são muito marcadas por minhas vivências em sala de aula enquanto docente de turmas de graduação em Pedagogia, nas quais pude exibir e discutir o filme “Medianeras: Buenos Aires na era do amor virtual” (2011), que nos possibilitou pensar a fluidez de nossas relações contemporâneas e as implicações deste tipo de interação mais superficial, também se reflete em nossas práticas educacionais, dificultando a criação de vínculos entre docentes e discentes. Indago se muitas das vezes, a mesma tecnologia que poderia ser uma aliada, acaba se tornando a grande vilã nos processos de ensino e aprendizado, dependendo da forma como as utilizamos.
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