Tecnologias, mobilidades e educação: entre encontros e (des)encontros

  • Luciana Velloso Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Tecnologias na Educação, Vidas Móveis, Ensino e Aprendizado

Resumo

Este artigo traz algumas reflexões sobre nossas relações humanas e a relação com a educação nesta sociedade “líquido-moderna” (BAUMAN, 2001, 2008, 2009, 2011), discutindo sobre o atual estágio de globalização em que nos encontramos, muito marcado pelo uso de diferentes tipos de tecnologias, sobretudo que se pautam pela ideia de mobilidade. Tais reflexões são muito marcadas por minhas vivências em sala de aula enquanto docente de turmas de graduação em Pedagogia, nas quais pude exibir e discutir o filme “Medianeras: Buenos Aires na era do amor virtual” (2011), que nos possibilitou pensar a fluidez de nossas relações contemporâneas e as implicações deste tipo de interação mais superficial, também se reflete em nossas práticas educacionais, dificultando a criação de vínculos entre docentes e discentes. Indago se muitas das vezes, a mesma tecnologia que poderia ser uma aliada, acaba se tornando a grande vilã nos processos de ensino e aprendizado, dependendo da forma como as utilizamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Velloso, Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Luciana Velloso é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Ciências Sociais e Educação. Graduou-se em Pedagogia e História pela UERJ e em Ciências Sociais pela FGV/Rio. Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) Tem experiência na área de Ensino e Pesquisa, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Sociológicos e Antropológicos em sua interface com a Educação, Ensino-Aprendizagem, Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação e Estudos Culturais, Novas Sociabilidades, Cultura e Consumo.
Publicado
2015-11-10
Como Citar
Velloso, L. (2015). Tecnologias, mobilidades e educação: entre encontros e (des)encontros. Revista Espaço Acadêmico, 15(174), 14-26. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/29737
Seção
ESPECIAL - ZYGMUNT BAUMAN: 90 anos (Org.: Renato Nunes Bittencourt)