Desejo, ansiedade e hybris na era da conectividade: sobre a natureza humana
Resumo
O capítulo 4 do Livro do Genesis na Bíblia relata diálogo entre Deus e Caim e Abel, onde o Senhor olha com agrado para Abel e sua oblação, não dando atenção a Caim. Caim, então, fica irritado, e seu semblante abatido é percebido por Deus que lhe indaga: “Por que estás irado? E por que está abatido o teu semblante?” E, o Senhor continua: “Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se precederes mal, o pecado estará à tua porta, espreitando-te; mas, tu deverás dominá-lo”. Desejo, além de inveja e ansiedade, são inerentes à natureza humana, mas a pessoa deve dominá-los. Atualmente, as pessoas vivem um era ímpar em que podem ter acesso facilmente a outras pessoas, bem como acessar, compartilhar e colaborar informações. Essa tamanha facilidade de conectividade tem proporcionado benefícios e causado ansiedade, despertado desejo e até uma espécie de hybris. Neste sentido, este artigo discute traços da natureza humana que têm sido catalisados na era da conectiviadeDownloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.