Revisitando os conceitos de sincronia e diacronia no “curso de linguística geral”

  • Jorge Luis Queiroz Carvalho Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Saussure, estruturalismo, dicotomias

Resumo

Neste ensaio, nos propomos a discutir um dos pilares da teoria linguística saussuriana: a distinção entre sincronia e diacronia como forma de fundar uma ciência da linguagem. Mesmo explicitando que seu foco investigativo recai sobre a sincronia, debatemos o fato de Saussure se preocupar em não polarizar a Linguística, embora considere uma dessas vertentes mais relevantes para os seus objetivos. Parece-nos claro, assim, que o pesquisador não ignora a historicidade, mas a encara de um modo diferente dos estudiosos antecedentes a ele. Em vez de considerá-la a partir de uma concepção evolutivo-biológica, tal qual fizeram seus predecessores, postula que ela é produzida dentro do próprio sistema linguístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luis Queiroz Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Letras/Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Pesquisa Tradições Discursivas do Ceará (TRADICE) e do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET). Desenvolve estudos na área de Linguística do Texto, interessando-se pelos seguintes temas: tradições discursivas, gêneros textuais/discursivos, escrita acadêmica, discurso citado e responsabilidade enunciativa.

Publicado
2016-06-15
Como Citar
Carvalho, J. L. Q. (2016). Revisitando os conceitos de sincronia e diacronia no “curso de linguística geral”. Revista Espaço Acadêmico, 16(181), 104-112. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/30234