Repercussões da globalização na vida cotidiana: o dia a dia de atletas brasileiros no exterior
Resumo
O artigo discute implicações da globalização na vida cotidiana a partir do exemplo de jogadores de futebol brasileiros que residem ou residiram no exterior. Ancorado nos conceitos de Globalização e Globalização das Biografias de Ulrich Beck, questiona-se se o cotidiano destes profissionais/migrantes possibilita a “globalização de suas biografias” ou se, pelo contrário, leva ao isolamento e à exacerbação de sua identidade vinculada ao seu país natal. Para tanto, valeu-se de pesquisa na literatura acadêmica específica, bem como de reportagens veiculadas pela mídia esportiva brasileira. Os resultados apontam que tanto as regras impostas pelos clubes, quanto a reconstrução do estilo de vida brasileiro por parte dos próprios atletas no âmbito privado, configuram um cotidiano de relativo isolamento frente ao contexto local. Por isso, com raras exceções, os atletas brasileiros não constroem biografias globais e em muitos casos tendem a reforçar sua identidade brasileira no exterior.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.