Hortas para a promoção de saberes sobre alimentação saudável e Ensino de Ciências para alunos com necessidades educacionais especiais

  • Patrícia da Silva Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Palavras-chave: deficiência intelectual, divulgação científica, conteúdos atitudinais.

Resumo

Tendo em vista o cultivo de uma horta, foi objetivo deste trabalho, a promoção de saberes relativos a hábitos alimentares saudáveis, bem como, a discussão de alguns conceitos científicos, em alunos de uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A divulgação de conceitos científicos junto a esse público torna-se necessária, pois para muitos deles, a APAE configura-se como o único espaço no qual participam de ações de ensino-formal. Os profissionais que ali trabalham possuem formação acadêmica generalista, assim, em muitos casos o ensino de Ciências não é contemplado. As ações desenvolvidas foram fundamentadas com o intuito de mobilizar três modalidades de ensino: conceitual, procedimental e atitudinal. Ressalta-se que os participantes poderão atuar como multiplicadores das ações aprendidas, pois hortas podem ser feitas em pequenos espaços, a um baixo custo.

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Biografia do Autor

Patrícia da Silva Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professora de EnsinoBásico, Técnico e Tecnológico

Licenciada em Ciências Biológicas

Mestrado em Educação para a Ciência

Doutoranda em Educação para a Ciência

Publicado
2016-01-29
Como Citar
Nunes, P. da S. (2016). Hortas para a promoção de saberes sobre alimentação saudável e Ensino de Ciências para alunos com necessidades educacionais especiais. Revista Espaço Acadêmico, 15(177), 11-18. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/30659
Seção
DOSSIÊ - Divulgação e Alfabetização Científica (Org.: Enio Freire de Paula)