Dependência financeira dos municípios brasileiros: entre o federalismo e a crise econômica
Resumo
O presente artigo analisa a possibilidade de adoção pelo Brasil da política de ajuste fiscal empreendida pela Itália em 2011 como estratégia para a superação de grave crise econômica. O ajuste fiscal italiano extinguiu diversas administrações municipais a fim de reduzir despesas públicas. A Constituição brasileira de 1988 elenca os Municípios entre os entes federativos, atribuindo-lhes autonomia político-administrativa, entretanto, grande parte deles é economicamente dependente dos recursos financeiros repassados por União e Estados. A Constituição condiciona a extinção de municípios à prévia consulta plebiscitária da população local, a qual tende a manter a autonomia municipal, a despeito da insuficiência de recursos. Portanto, a União não poderá extinguir um município economicamente deficitário sem a aprovação da população local, evidenciando nítido confronto entre a autonomia federativa e a absoluta dependência econômica. Em razão dessa disciplina constitucional, em caso de eventual grave crise econômica, o Brasil estará constitucionalmente impossibilitado de adotar a mesma política de ajuste fiscal praticada na Itália.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.