As transformações do mundo do trabalho e a lógica destrutiva da era neoliberal

  • João Victor Marques da Silva Universidade Católica do Salvador / Mestrando em Políticas Sociais e Cidadania
Palavras-chave: Acumulação flexível, Capitalismo, Precarização, Flexibilização

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as transformações do mundo do trabalho advindas da acumulação flexível do capital, com a finalidade de apontar como, na atual conjuntura, o avanço incessante da precarização e da flexibilização impõe-se como consequência da lógica destrutiva da era neoliberal no Brasil. Assim, argumenta-se, com base na literatura recente, a existência de um processo de precarização social do trabalho no país, por meio da articulação do neoliberalismo, da financeirização da economia e da reestruturação produtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Victor Marques da Silva, Universidade Católica do Salvador / Mestrando em Políticas Sociais e Cidadania
Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo JusPodivm - Centro Preparatório para Carreira Jurídica. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (PPGPSC - UCSAL). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB.
Publicado
2016-10-07
Como Citar
Silva, J. V. M. da. (2016). As transformações do mundo do trabalho e a lógica destrutiva da era neoliberal. Revista Espaço Acadêmico, 16(185), 142-152. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/31098