A formação de cidadãos reflexivos frente ao atual processo de mercantilização da educação superior

  • Diego Bechi Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Globalização, Educação Superior, Mercantilização, Formação acadêmica, Profissional reflexivo.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre os desafios da formação acadêmica e o papel das disciplinas humanas e sociais na formação de profissionais reflexivos e comprometidos com as causas sociais. No primeiro capítulo faz-se uma análise das transformações políticas, econômicas e socioculturais ocorridas no bojo da sociedade global que incidiram sobre o processo de expansão e de mercantilização do ensino superior no país. Em seguida, são apresentadas as características que compõe o atual cenário educacional e as consequências provenientes das reformas educacionais de caráter neoliberal e do modelo de gestão empresarial às instituições de educação superior. Por fim, são descritos os desafios e as reais funções da educação superior frente a uma sociedade complexa e dinâmica, acrescidas de mudanças que exigem a formação de profissionais reflexivos, capazes de pensar de forma independente e de respeitar a dignidade humana.

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Biografia do Autor

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo
Doutorando em educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Publicado
2016-07-15
Como Citar
Bechi, D. (2016). A formação de cidadãos reflexivos frente ao atual processo de mercantilização da educação superior. Revista Espaço Acadêmico, 16(182), 88-104. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/31127