Corrupção e políticas públicas: diretrizes para a garantia de direitos sociais fundamentais

  • Ismael Francisco de Souza Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC
  • Raimar Rodrigues Machado Universidade de Santa Cruz do Sul -Unisc
Palavras-chave: direitos sociais, patologias corruptivas, administração pública.

Resumo

A indignação que a todos assola diante dos casos de corrupção ocorridos nas instituições políticas no Brasil geralmente não atinge o nível necessário para que se percebam os custos que essa espécie de “patologia social” acarreta à sociedade no tocante aos direitos fundamentais previstos no ordenamento constitucional, sejam eles de natureza coletiva ou individual, como a educação, a saúde, a assistência social. Na construção do presente artigo, utilizou-se o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento analítico, com técnicas de pesquisa bibliográfica. Assim, partindo da constatação de que há restrição aos direitos sociais fundamentais como a educação, a saúde e a assistência social e que há o comprometimento das políticas públicas sociais como consequência da corrupção política (como fato social), este artigo objetiva demonstrar a relação existente entre a corrupção e a não efetivação dos direitos e políticas sociais, o que compromete a democracia. Para tanto, abordar-se-ão: (1) a “Boa Administração Pública” e suas relações com os processos participativos; (2) os pressupostos conceituais das patologias corruptivas; e (3) as consequências da corrupção para os direitos sociais fundamentais e às políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Francisco de Souza, Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC
Doutorando em Direito – UNISC –RS, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGSS/UFSC), Bacharel em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC), integrante do Grupo de Estudos em Direito, Cidadania e Políticas Públicas vinculado ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Inclusão Social da Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor de Direito da Criança e do Adolescente e Sociologia do Direito no Departamento de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).Pesquisador do Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva (LADSSC/UNESC).
Raimar Rodrigues Machado, Universidade de Santa Cruz do Sul -Unisc
Pós Doutor pela Universidade do Roma-TRE; Doutor em Direito – USP; Professor do Programação de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC. Coordenador do Grupo de Estudos em Princípios do Direito Social no Constitucionalismo Contemporâneo vinculado à linha de pesquisa em Constitucionalismo Contemporâneo – PPGD-UNISC.
Publicado
2016-10-07
Como Citar
Souza, I. F. de, & Machado, R. R. (2016). Corrupção e políticas públicas: diretrizes para a garantia de direitos sociais fundamentais. Revista Espaço Acadêmico, 16(185), 106-117. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/31364