O choque cultural na produção do sofrimento psíquico: notas de uma apreciação antropológica do livro "A síndrome de Ulisses"
Resumo
O presente ensaio trata de uma discussão antropológica em torno do livro A síndrome de Ulisses, objetivando compreender a maneira pela qual o choque cultural enquanto categoria analítica pode ser pensando em termos de efeitos patológicos sobre o psiquismo dos sujeitos. Lembrando que a base metodológica do texto se centra no uso de uma apreciação literária dos personagens e narrativa presentes no livro. Logo, não é uma compreensão completamente realística do conteúdo literário e sim, uma forma de utilizar metaforicamente esse conteúdo em favor de um esclarecimento mais amplo em relação às condições de vida que os indivíduos migrantes assumem em situações culturalmente localizadas. Verifica-se que os múltiplos problemas psicológicos esboçados por esses sujeitos em diferentes contextos, refletem antes, uma forma patológica de subjetivar das novas referências sócioculturais que a viagem lhes impõe. Dialogando também com os discursos medicalizantes que atravessam o entendimento geral dessa subjetivação. Demonstrando de modo na categoria sintomatológica síndrome de Ulisses descrita pelo psiquiatra espanhol Joseba Achotegui.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.