Gestão da diversidade: questão social emergente ou dignidade humana?
Resumo
A gestão da diversidade originou-se como uma necessidade de justiça social, com a finalidade de reduzir o preconceito que gira em torno da exclusão sobre alguns indivíduos diferenciados e marginalizados por não seguir um padrão “convencional”. Como objetivo, procurou-se descrever como uma empresa de pequeno porte no interior do Rio Grande do Sul relaciona-se com questões que envolvem a diversidade, realizando uma análise sobre o ambiente laboral, mapeando as ações e atitudes apoiadas/condenadas, frente a inclusão de pessoas especiais. O método, contemplou uma pesquisa qualitativa, através de um questionário estruturado, buscando analisar as relações de trabalho em uma empresa eu admite em seu quadro de funcionários um indivíduo portador de necessidades especiais. Participaram da pesquisa (17) funcionários da organização, buscando analisar o nível de envolvimento dos colaboradores, e analisar como se fundamenta as relações de trabalho relacionadas a diversidade. Como resultado, foi possível observar um alto grau de envolvimento dos funcionários dentro da empresa, além da organização realizar campanhas próprias de entrosamento para a homogeneidade de todos os participantes deste grupo, evitando práticas de preconceito e de exclusão.
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