Iluminação pública e eficientização energética

  • Cristiane Kruger Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucas Feksa Ramos Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Gestão Pública, Interesse público, Lâmpadas, Sustentabilidade.

Resumo

No Brasil a iluminação pública é responsabilidade dos municípios, o serviço é prestado pelas concessionárias de energia elétrica e municípios. O estudo objetiva identificar os diferentes modelos de iluminação das vias públicas, comparando-os e verificando qual o modelo de lâmpada mais eficiente para o contexto dos municípios brasileiros. O estudo apresenta um breve parecer histórico das lâmpadas utilizadas até o momento, um levantamento simplificado da legislação específica e uma análise comparativa de consumo dentre as lâmpadas comumente utilizadas, considerando consumo de potência, custo de aquisição, luminosidade, energia utilizada na geração da luminosidade e aborda questões relacionadas à gestão pública na eficientização energética na iluminação pública municipal. Os resultados indicam que a eficiência energética e a gestão adequada dos sistemas de iluminação pública podem contribuir para reduzir a demanda de energia elétrica pública, melhorar a qualidade dos serviços respectivos e minimizar impactos sociais e ambientais. Recomenda-se que a gestão pública integre-se a eficiência energética, para que se atinja esses resultados adotando-se estratégias que englobem interesses mútuos entre os principais atores envolvidos, eliminando barreiras existentes, numa gestão pública voltada para o cidadão

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Kruger, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda em Administração
Lucas Feksa Ramos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Engenharia Elétrica

Doutorando em Engenharia Elétrica

Publicado
2016-10-07
Como Citar
Kruger, C., & Ramos, L. F. (2016). Iluminação pública e eficientização energética. Revista Espaço Acadêmico, 16(185), 37-49. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/31530