Os princípios e dilemas bioéticos no contexto biotecnológico e organizacional

  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará
  • Mirna Maia de Araújo
Palavras-chave: Biotecnologia, Bioética, Inovação, Estudo observacional

Resumo

Nas últimas quatro décadas, o crescente progresso tecnológico foi acompanhado do nascimento e evolução de teorias que têm como objetivo preservar a humanidade e o ambiente natural de interferências prejudiciais à sua qualidade de vida. Nomeada de bioética, este conjunto de reflexões tem se feito presente em um número cada vez maior de áreas de conhecimento, tecnológicas ou não. Dessa forma, considerando que grande parte de tais reflexões ocorrem dentro do contexto das organizações, responsáveis pela produção e pesquisa de tais inovações no campo biotecnológico, este trabalho tem como objetivo apresentar, através de um estudo observacional, uma análise dos aspectos fundamentais da reflexão e prática da bioética em um contexto organizacional. Concluiu-se que a reflexão bioética pede presença também nas relações organizacionais, sobretudo, naqueles ambientes caracterizados pela geração de inovações biotecnológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará
Professor adjunto na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2016). 
Mirna Maia de Araújo
Mestra em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2012) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2008).
Publicado
2017-03-07
Como Citar
Machado, D. de Q., & Araújo, M. M. de. (2017). Os princípios e dilemas bioéticos no contexto biotecnológico e organizacional. Revista Espaço Acadêmico, 16(190), 150-162. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/31668