Os princípios e dilemas bioéticos no contexto biotecnológico e organizacional
Resumo
Nas últimas quatro décadas, o crescente progresso tecnológico foi acompanhado do nascimento e evolução de teorias que têm como objetivo preservar a humanidade e o ambiente natural de interferências prejudiciais à sua qualidade de vida. Nomeada de bioética, este conjunto de reflexões tem se feito presente em um número cada vez maior de áreas de conhecimento, tecnológicas ou não. Dessa forma, considerando que grande parte de tais reflexões ocorrem dentro do contexto das organizações, responsáveis pela produção e pesquisa de tais inovações no campo biotecnológico, este trabalho tem como objetivo apresentar, através de um estudo observacional, uma análise dos aspectos fundamentais da reflexão e prática da bioética em um contexto organizacional. Concluiu-se que a reflexão bioética pede presença também nas relações organizacionais, sobretudo, naqueles ambientes caracterizados pela geração de inovações biotecnológicas.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.