“Clarícima” Clarice: na busca do indizível

  • Fernanda Ferreira dos Santos USP
  • Lígia Rivello Baranda Kimori USP
Palavras-chave: Clarice Lispector, surrealismo, “Onde estivestes de noite”

Resumo

É possível observar Clarice Lispector dentro de uma perspectiva surrealista, trazendo elementos de suas obras que carregam traços desta escola literária. Num primeiro momento, vê-se o quanto vida e obra estão imbricadas em seu trabalho; em seguida, é proposta a discussão da coexistência de escrita automática e fluxo de consciência, passando pela procura constante de “palavras ideais”; e, por fim, cabe a leitura mais detida do conto “Onde estivestes de noite”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreira dos Santos, USP
Bacharel em Letras português/francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Universidade de São Paulo (USP). Mestra pelo programa de Estudos Linguísticos, Tradutológicos e Literários em Francês. Dissertação de mestrado "Ler e escrever: Bouvard et Pécuchet e a multiplicação da escrita", pesquisa realizada com bolsa da FAPESP, concluída em 2013, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Verónica Galíndez-Jorge. Doutoranda pelo programa de Estudos Linguísticos, Tradutológicos e Literários em Francês, bolsista Capes. Membro do GELLE (Grupo de Estudos Literatura, Loucura e Escritura).
Lígia Rivello Baranda Kimori, USP
Bacharel em Letras português/francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Literatura Brasileira. Dissertação de mestrado "Os mestres no passado: Mário de Andrade lê os parnasianos brasileiros", pesquisa realizada com bolsa da FAPESP no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, na FFLCH-USP, concluída em 2014, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Therezinha A. Porto Ancona Lopez. Doutoradanda em Literatura Brasileira, bolsista FAPESP.
Publicado
2016-10-07
Como Citar
Santos, F. F. dos, & Kimori, L. R. B. (2016). “Clarícima” Clarice: na busca do indizível. Revista Espaço Acadêmico, 16(185), 118-128. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/31699