O abre-alas que o corpo quer falar: ensinando e aprendendo língua estrangeira mediada pelo corpo
Resumo
A linguagem corporal representa outra possibilidade de aprendizagem de língua estrangeira (LE), a comunicação não verbal, anteriormente negligenciada, adquiriu espaço em estudos acadêmicos sobre ensino e aprendizagem de LE, principalmente, nos campos da Linguística e Linguística Aplicada (Crítica), nos últimos anos. Através desse artigo, oriundo de uma pesquisa qualitativa documental, ensejamos apresentar algumas pesquisas que tratam do corpo como elemento engajador para o ensino e a aprendizagem de LE. Assim, percebemos que os estudos sobre linguagem corporal devem buscar caminhos para que o ensino de LE ocorra de maneira engajada e espontânea, por meio de tarefas que considerem o aprendiz, professores e o meio social no processo de ensinar e aprender línguas mediados por uma abordagem interacional.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.