Hábitos – Ingrediente essencial na seleção de profissionais às organizações orientadas a inovação e produtividade
Resumo
Pessoas compreendem as engrenagens de toda organização e, portanto, elas são determinantes na qualidade dos serviço e/ou produtos entregues à sociedade. Em projetos, as pessoas e a comunicação têm papéis de suma importância. Em organizações e projetos na área de tecnologia da informação, as pessoas constituem um dos principais componentes de custo (nos projetos) e, especificamente para projetos de software, esse é o componente principal de custo, contabilizando cerca de 70% do total. Pessoas compreendem a ‘rocha’, i.e., a base para o sucesso de qualquer empreendimento e organização. Escolher as pessoas certas é uma arte. Para empresas de tecnologia da informação que demandam profissionais do conhecimento, costumo dizer que selecionar um novo colaborador, membro de equipe ou organização é como avalizar o(a) pretendente a(o) sua(seu) filha(o), pois ele passará a integrar a organização ou equipe de projeto, i.e., a ‘família’. Nesse processo de escolha de novo profissional à organização ou equipe de projeto, uma recomendação é observar seus hábitos. Organizações orientadas à inovação e produtividade buscam excelência e, nesse sentido, não se pode esquecer do ensinamento de Aristóteles ao observar que “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito”. Este artigo descreve etapas de um processo construção de equipe e discute o papel dos hábitos humanos na escolha de profissionais para integrar um projeto ou organização.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.