Estado, sociedade e educação: a escolarização de corpos e mentes na produção de masculinidades e feminilidades

  • Hélio Souza de Cristo Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Palavras-chave: Discursos, Poder, Gênero.

Resumo

O presente trabalho de natureza bibliográfica busca tecer, à luz dos escritos de Bourdieu, Foucault, Louro, Freud e Beauvoir, algumas considerações sobre os processos de fabricação de masculinidades e feminilidades por meio dos discursos e práticas escolares, tendo em vista as discussões que permeiam a relação entre Estado, Sociedade e Educação. Dessa forma, busca-se pensar acerca dos mecanismos de poder presentes nos discursos e práticas escolares que, ao longo dos anos, vão se constituindo como instrumentos reguladores das relações sociais entre homens e mulheres, bem como refletir sobre a escola enquanto lugar, por vezes, reprodutivista de concepções do Estado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélio Souza de Cristo, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Uninter. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Professor da Educação Básica no município de Cairu-BA.
Publicado
2017-01-01
Como Citar
Cristo, H. S. de. (2017). Estado, sociedade e educação: a escolarização de corpos e mentes na produção de masculinidades e feminilidades. Revista Espaço Acadêmico, 16(188), 97-109. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/31911