Movimentos Sociais e Educação: A proposta pedagógica do MST em contraposição as políticas neoliberais

  • Aline Cristina Paiva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Educação, Movimentos dos Trabalhadores Rurais sem Terra, Neoliberalismo.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as propostas pedagógicas de educação oriundas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, partindo da hipótese de que tais propostas são alternativas ao modelo neoliberal de educação. Desde sua origem aos finais da década de 1970 e formação oficial em 1986, o movimento se preocupou com o processo de formação de seus membros, sempre pensando em um modo de se construir uma escola diferenciada no movimento, para o movimento e a partir do movimento. Com base na pesquisa bibliográfica e documental, foi possível confirmar a hipótese de que o movimento analisado possui propostas educativas que se distanciam do modelo proposto pelo neoliberalismo.

 

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Biografia do Autor

Aline Cristina Paiva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Ciência Política e Sociologia  pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Mestre pelo programa interdisciplinar Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pesquisa na área de políticas públicas para educação e diversidade.
Publicado
2017-01-01
Como Citar
Paiva, A. C. (2017). Movimentos Sociais e Educação: A proposta pedagógica do MST em contraposição as políticas neoliberais. Revista Espaço Acadêmico, 16(188), 142-154. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32004