Processos de subjetivação e consumo: uma perspectiva psicossocial
Resumo
Capital, consumo e subjetividade são abordagens entrelaçadas em discussões sobre o capitalismo na atualidade segundo autores como Guattari (1985), Guattari & Rolnik (2000) e Pelbart (2003). Plugar o desejo dos consumidores na máquina de consumo garantiria que o fluxo de capital circulasse, instalando uma nova e promissora relação entre capitalismo e subjetividade. A partir dessa concepção de expansão do capital, este artigo teórico tem por objetivo abordar a relação entre consumo (Tavares, 2006) e produção de subjetividade segundo os autores propostos, percorrendo o caminho a partir da psicossociologia (Nasciutti, 1996), configurados como força propulsora do Capitalismo Mundial Integrado, envolvendo a dimensão do desejo. Os processos se subjetivação estariam ainda em confluência enquanto motor propulsor da sociedade de consumidores na modernidade líquida, (Bauman, 1998, 2001, 2008, 2010), traduzidos no mercado de consumo como “modos de ser” e estilos de vida.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.