Processos de subjetivação e consumo: uma perspectiva psicossocial

  • Frederico Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosa Vargas Instituto Nacional de Câncer
Palavras-chave: produção de subjetividade, modernidade líquida, capital, análise psicossocial.

Resumo

Capital, consumo e subjetividade são abordagens entrelaçadas em discussões sobre o capitalismo na atualidade segundo autores como Guattari (1985), Guattari & Rolnik (2000) e Pelbart (2003). Plugar o desejo dos consumidores na máquina de consumo garantiria que o fluxo de capital circulasse, instalando uma nova e promissora relação entre capitalismo e subjetividade. A partir dessa concepção de expansão do capital, este artigo teórico tem por objetivo abordar a relação entre consumo (Tavares, 2006) e produção de subjetividade segundo os autores propostos, percorrendo o caminho a partir da psicossociologia (Nasciutti, 1996), configurados como força propulsora do Capitalismo Mundial Integrado, envolvendo a dimensão do desejo. Os processos se subjetivação estariam ainda em confluência enquanto motor propulsor da sociedade de consumidores na modernidade líquida, (Bauman, 1998, 2001, 2008, 2010), traduzidos no mercado de consumo como “modos de ser” e estilos de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Pós-Doutor e Doutor em Psicossociologia- UFRJ.
Professor e pesquisador do PPG Eicos- IP/UFRJ.
Coordenador do grupo de pesquisa Rizoma Verde
Professor da Escola de Comunicaçāo e do Instituto de Economia -UFRJ
Membro titular do Comitê de Ética do CFCH - UFRJ
Rosa Vargas, Instituto Nacional de Câncer

Psicóloga do Instituto Nacional de Câncer; Mestre e Doutora em Psicossociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Tavares, F., & Vargas, R. (2017). Processos de subjetivação e consumo: uma perspectiva psicossocial. Revista Espaço Acadêmico, 16(188), 155-165. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32036