Qualidade de vida no trabalho (QVT): a percepção de docentes de uma instituição de ensino superior privada

  • Marizeth Antunes Barros Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho, Trabalho docente, Ambiente organizacional.

Resumo

Este trabalho trata da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e trabalho docente. Tem como objetivo compreender o significado de QVT atribuído pelos professores de uma Instituição de Ensino Superior Privada (IESP). Faz uma análise dos conceitos de QVT apontados na literatura e apresenta o significado de QVT atribuído pelos docentes. A pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, foi feita com quatro docentes do ensino superior, após ser elaborado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados foi feita por meio de um questionário eletrônico e os dados foram analisados através da técnica análise de conteúdo. Os resultados apontaram para a subjetividade do conceito de QVT e o entendimento de que os programas de QVT podem trazer maior satisfação aos colaboradores e beneficiar as pessoas e a organização. Os significados atribuídos pelos docentes estão de acordo com a literatura, apontando para a satisfação com o trabalho, ambiente de trabalho, atendimento de expectativas, recompensas financeiras, relacionamento com colegas e impactos do trabalho na vida pessoal. As diversas concepções acerca do construto demonstram a necessidade de gestores identificarem esses atributos para o direcionamento de ações e práticas organizacionais. 

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Biografia do Autor

Marizeth Antunes Barros, Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte

Assistente Social e Administradora; Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas; Mestra em Administração

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Barros, M. A. (2017). Qualidade de vida no trabalho (QVT): a percepção de docentes de uma instituição de ensino superior privada. Revista Espaço Acadêmico, 16(188), 38-46. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32347