Por uma criminologia crítica feminista

  • Camila Damasceno de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: criminalização, feminismo, punitivismo, sexismo, vitimização

Resumo

Este artigo tem o escopo de trazer elementos para a construção de uma criminologia crítica de cunho feminista, motivado pela histórica exclusão das perspectivas de gênero nos mais afamados discursos criminológicos e pela discordância em relação ao pleito feminista por punição. Discorre, primeiramente, sobre a ausência das mulheres nas produções científicas e, em especial, na criminologia. Em seguida, analisa as reflexões provocadas pelo surgimento da criminologia feminista, que, ao mesmo tempo em que elabora profundas críticas ao sistema penal, também atua no sentido de legitimá-lo. Por fim, propõe a formulação de uma criminologia que acolha as experiências femininas sem, todavia, clamar pela expansão do controle penal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Damasceno de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E-mail: camila_damasceno17@hotmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5917338636063851.
Publicado
2016-08-05
Como Citar
Andrade, C. D. de. (2016). Por uma criminologia crítica feminista. Revista Espaço Acadêmico, 16(183), 14-25. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32348
Seção
DOSSIÊ: FEMINISMO, MACHISMO E A CULTURA DO ESTUPRO (0rg.: Antonio Ozaí da Silva)