Por uma criminologia crítica feminista
Resumo
Este artigo tem o escopo de trazer elementos para a construção de uma criminologia crítica de cunho feminista, motivado pela histórica exclusão das perspectivas de gênero nos mais afamados discursos criminológicos e pela discordância em relação ao pleito feminista por punição. Discorre, primeiramente, sobre a ausência das mulheres nas produções científicas e, em especial, na criminologia. Em seguida, analisa as reflexões provocadas pelo surgimento da criminologia feminista, que, ao mesmo tempo em que elabora profundas críticas ao sistema penal, também atua no sentido de legitimá-lo. Por fim, propõe a formulação de uma criminologia que acolha as experiências femininas sem, todavia, clamar pela expansão do controle penal.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.