Condorcet e a instrução pública: por uma escolarização gratuita, laica e universal
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar e apresentar algumas das ideias principais de Condorcet sobre a instrução pública, gratuita, obrigatória, universal e laica para todos sem distinção de classe, raça ou gênero. Foram analisados alguns de seus escritos como: Cinco memórias sobre a instrução pública (2008) de 1791, Escritos sobre a instrução pública (2010) em que consta o Relatório e projeto de decreto sobre a organização geral da instrução pública de 1792 e Esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito humano de 1793. Verificou-se a partir deste trabalho que as principais ideias de Condorcet sobre a instrução pública são pautadas na concepção liberal de igualdade baseada na necessidade social de uma escolarização pública destinada a toda a sociedade sem distinções, em busca do reconhecimento e da garantia dos direitos, dos deveres e da participação social e política dos cidadãos. Acima de tudo Condorcet defendia a garantia dos direitos à instrução primária, ou elementar para todos indivíduos sem distinção de classe, raça ou gênero. Alguns autores como: Lopes (1981), Boto (1996, 2015), Ferraro (2009a; 2009b), Piozzi (2009), Xavier; Tambara (2012) e Souza; Rocha (2009) que tratam sobre o autor, também foram estudados.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.