Condorcet e a instrução pública: por uma escolarização gratuita, laica e universal

  • Ana Quézia Roldão da Silva Klein Aluna de mestrado em Educação do PPGEDU da UFRGS
Palavras-chave: Instrução pública, Escolarização, Condorcet.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar e apresentar algumas das ideias principais de Condorcet sobre a instrução pública, gratuita, obrigatória, universal e laica para todos sem distinção de classe, raça ou gênero. Foram analisados alguns de seus escritos como: Cinco memórias sobre a instrução pública (2008) de 1791, Escritos sobre a instrução pública (2010) em que consta o Relatório e projeto de decreto sobre a organização geral da instrução pública de 1792 e Esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito humano de 1793. Verificou-se a partir deste trabalho que as principais ideias de Condorcet sobre a instrução pública são pautadas na concepção liberal de igualdade baseada na necessidade social de uma escolarização pública destinada a toda a sociedade sem distinções, em busca do reconhecimento e da garantia dos direitos, dos deveres e da participação social e política dos cidadãos.  Acima de tudo Condorcet defendia a garantia dos direitos à instrução primária, ou elementar para todos indivíduos sem distinção de classe, raça ou gênero. Alguns autores como: Lopes (1981), Boto (1996, 2015), Ferraro (2009a; 2009b), Piozzi (2009), Xavier; Tambara (2012) e Souza; Rocha (2009) que tratam sobre o autor, também foram estudados.

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Biografia do Autor

Ana Quézia Roldão da Silva Klein, Aluna de mestrado em Educação do PPGEDU da UFRGS
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.
Publicado
2017-01-01
Como Citar
Klein, A. Q. R. da S. (2017). Condorcet e a instrução pública: por uma escolarização gratuita, laica e universal. Revista Espaço Acadêmico, 16(188), 120-131. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32410