Universidades como agentes iniciais de projetos sociais e o reflexo dessa relação para a comunidade: um estudo de caso

  • Suelen Geíse Telocken UFSM
  • Marçal Moreira da Silveira
Palavras-chave: Relação Universidade-Comunidade, Coleta Seletiva, Catadores, Parcerias, Projeto Social.

Resumo

Este estudo tem o propósito de demonstrar como um projeto social influencia em uma comunidade. Cada vez mais a competitividade das organizações se dá partir de uma gestão orientada para o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental e o bem-estar social. Concomitantemente a isso, a Universidade de Cruz Alta que, como instituição de ensino, preocupa-se em preparar e formar profissionais que sejam capazes de tomar decisões sobre o enfoque da sustentabilidade, criou e desenvolve desde 2010, em parceria com a Petrobras, o projeto Profissão Catador II: entre o viver e sobreviver do lixo. O projeto constituiu-se numa oportunidade de implementar uma tecnologia social para acompanhamento da organização dos catadores de Cruz Alta/RS por meio da extensão universitária

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Biografia do Autor

Suelen Geíse Telocken, UFSM
Graduada em Administração pela Universidade de Cruz Alta, atualmente é discente do mestrado em Administração da UFSM
Marçal Moreira da Silveira
Graduado em Administração pela Universidade de Cruz Alta
Publicado
2017-02-05
Como Citar
Telocken, S. G., & Silveira, M. M. da. (2017). Universidades como agentes iniciais de projetos sociais e o reflexo dessa relação para a comunidade: um estudo de caso. Revista Espaço Acadêmico, 16(189), 50-61. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32626