Universidades como agentes iniciais de projetos sociais e o reflexo dessa relação para a comunidade: um estudo de caso
Resumo
Este estudo tem o propósito de demonstrar como um projeto social influencia em uma comunidade. Cada vez mais a competitividade das organizações se dá partir de uma gestão orientada para o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental e o bem-estar social. Concomitantemente a isso, a Universidade de Cruz Alta que, como instituição de ensino, preocupa-se em preparar e formar profissionais que sejam capazes de tomar decisões sobre o enfoque da sustentabilidade, criou e desenvolve desde 2010, em parceria com a Petrobras, o projeto Profissão Catador II: entre o viver e sobreviver do lixo. O projeto constituiu-se numa oportunidade de implementar uma tecnologia social para acompanhamento da organização dos catadores de Cruz Alta/RS por meio da extensão universitáriaDownloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.