O Brasil entre a vanguarda e o retrocesso: o Projeto de Lei n.º 432/2013 em face das normas de Direitos Humanos sobre a escravidão contemporânea

  • Silvio Beltramelli Neto Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Palavras-chave: Direitos Humanos, Trabalho escravo, Formas contemporâneas, Conceito, Brasil, Código Penal, Projeto de Lei.

Resumo

O artigo tem por finalidade analisar o conteúdo do Projeto de Lei do Senado n.º 432, de 2013, que “dispõe sobre a expropriação das propriedades rurais e urbanas onde se localizem a exploração de trabalho escravo e dá outras providências”, à luz das normas de Direitos Humanos oponíveis ao Brasil, de modo a aferir sua viabilidade jurídica e conformidade com o dever ético e jurídico do Estado brasileiro de combater as formas contemporâneas de manifestação da escravidão. A análise enfoca a nova conceituação de trabalho escravo proposta pelo Projeto de Lei, distinta da definição consagrada pela atual redação do art. 149 do Código Penal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Beltramelli Neto, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (Largo São Francisco). Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas). Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Puc-Campinas. Professor da Faculdade de Direito da Puc-Campinas (Disciplina: Direitos Humanos). Membro do Ministério Público do Trabalho (Procurador do Trabalho em Campinas/SP).
Publicado
2017-02-05
Como Citar
Beltramelli Neto, S. (2017). O Brasil entre a vanguarda e o retrocesso: o Projeto de Lei n.º 432/2013 em face das normas de Direitos Humanos sobre a escravidão contemporânea. Revista Espaço Acadêmico, 16(189), 85-98. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32685