A vez e a voz do aluno na educação básica: práticas em curso na escola contemporânea

Palavras-chave: protagonismo discente, democratização, práticas escolares

Resumo

Este artigo discute o papel que o aluno da educação básica tem assumido na contemporaneidade. Com o fluxo contínuo de transformações que perpassam a escola, mostra-se necessário repensar a vez e a voz do aluno e identificar sua compreensão sobre essa questão. Entende-se que a participação discente torna-se um imperativo para a democracia institucional e um exercício de cidadania capaz de contribuir para a redução das desigualdades de oportunidades educacionais e sociais. São, pois, analisadas práticas pedagógicas que venham propiciar um maior protagonismo do alunado, democratizando as relações constituídas no âmbito escolar. Conclui-se que uma maior participação discente na educação básica requer uma nova postura dos profissionais envolvidos no processo de escolarização e implica em mudanças relativas à formação docente inicial. Destaca-se ainda a necessidade de maiores pesquisas na área.

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Biografia do Autor

Dília Maria Andrade Glória, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais com Doutorado em Educação
Luiza Santana Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais com Doutorado em Letras
Publicado
2017-03-07
Como Citar
Glória, D. M. A., & Chaves, L. S. (2017). A vez e a voz do aluno na educação básica: práticas em curso na escola contemporânea. Revista Espaço Acadêmico, 16(190), 90-99. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32744