Capitalismo, meio ambiente e bioética: é possível alcançar a sustentabilidade?

  • Nathalia Bastos do Vale Brito Escola Superior Dom Helder Câmara
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, capitalismo, bioética

Resumo

O presente artigo visa trazer uma reflexão acerca da possibilidade de um desenvolvimento sustentável dentro da ideologia capitalista, abordando a necessidade de se repensar as bases da ética clássica. Utilizou-se da metodologia bibliográfica para realizar uma análise do desenvolvimento sustentável como direito fundamental, além de trazer uma discussão acerca da viabilidade da noção de sustentabilidade na sociedade capitalista. Percebe-se que é imprescindível agregar à análise econômica e ambiental a noção de ética, mas esta deve ser pautada em novas premissas que superem o antropocentrismo como fundamento, buscando a noção de responsabilidade e solidariedade, que são bases da bioética. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Bastos do Vale Brito, Escola Superior Dom Helder Câmara
Mestranda em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Helder Câmara, graduada em Direito pela PUC-Minas, pesquisadora do CEBID-Dom Helder.
Publicado
2017-03-07
Como Citar
Brito, N. B. do V. (2017). Capitalismo, meio ambiente e bioética: é possível alcançar a sustentabilidade?. Revista Espaço Acadêmico, 16(190), 136-149. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32753