A realidade da escravidão na ficção machadiana: conto “Pai contra Mãe” e o diálogo entre história e literatura
Resumo
O objetivo desse trabalho é fazer uma análise do conto “Pai contra Mãe” de Machado de Assis, verificando os pontos em que o autor trata da problemática da escravidão na sua narrativa, os modos de dominação no Brasil escravocrata, e em especial, o modo como uma escrava é submetida aos castigos corporais e também psicológicos. Com essa análise, buscamos identificar como se estabelece a relação entre história e literatura percebendo em que situações a mesma pode ser usada como documento para a análise de um contexto histórico. Para chegarmos ao nosso enfoque, recorremos a autores que versam sobre a relação entre história e literatura e sobre a literatura afro-brasileira, com ênfase na obra de Machado de Assis. A partir disso, realizamos uma leitura do conto dando destaque ao fato de um dos seus personagens centrais ser uma escrava, que diante dos castigos impostos por seu senhor acaba perdendo o seu filho em benefício do seu capturador. Com isso, percebemos que na obra a escravidão é descrita da forma como a conhecemos nos livros de história, sem o interesse de maquiar os modos de dominação e das relações entre senhores e escravos, enfocando ao longo do conto a luta de uma escrava para conquistar sua liberdade, mas que acaba sendo suplantada pelo dominador.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.