A realidade da escravidão na ficção machadiana: conto “Pai contra Mãe” e o diálogo entre história e literatura

  • Marcio Douglas de Carvalho e Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Palavras-chave: Literatura afro-brasileira, Machado de Assis, História e Literatura

Resumo

O objetivo desse trabalho é fazer uma análise do conto “Pai contra Mãe” de Machado de Assis, verificando os pontos em que o autor trata da problemática da escravidão na sua narrativa, os modos de dominação no Brasil escravocrata, e em especial, o modo como uma escrava é submetida aos castigos corporais e também psicológicos. Com essa análise, buscamos identificar como se estabelece a relação entre história e literatura percebendo em que situações a mesma pode ser usada como documento para a análise de um contexto histórico. Para chegarmos ao nosso enfoque, recorremos a autores que versam sobre a relação entre história e literatura e sobre a literatura afro-brasileira, com ênfase na obra de Machado de Assis. A partir disso, realizamos uma leitura do conto dando destaque ao fato de um dos seus personagens centrais ser uma escrava, que diante dos castigos impostos por seu senhor  acaba  perdendo o seu filho em benefício do seu capturador. Com isso, percebemos que na obra a escravidão é descrita da forma como a conhecemos nos livros de história, sem o interesse de maquiar os modos de dominação e das relações entre senhores e escravos, enfocando ao longo do conto a luta de uma escrava para conquistar sua liberdade, mas que acaba sendo suplantada pelo dominador.

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Biografia do Autor

Marcio Douglas de Carvalho e Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Mestrando em Antropologia – UFPI. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – UESPI. Licenciado em História – UESPI. Professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão.   
Publicado
2017-03-07
Como Citar
Carvalho e Silva, M. D. de. (2017). A realidade da escravidão na ficção machadiana: conto “Pai contra Mãe” e o diálogo entre história e literatura. Revista Espaço Acadêmico, 16(190), 126-135. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32756