Apontamentos sobre preconceitos de gênero e a violência contra a mulher no Brasil

  • Claudia Ramos de Souza Bonfim Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (Docente e Coordednadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade - GEPES-PET-MEC- FNDE) / Universidade Estadual de Campinas (Pesquisadora Colaboradora Grupo Paideia)
Palavras-chave: Violência contra a mulher, preconceito de gênero, influência familiar na formação da criança,

Resumo

Este estudo é qualitativo-bibliográfico. Fundamenta-se especialmente em Bonfim, Instituto Avon e na Legislação Brasileira. Objetiva-se abordar a influência da educação familiar, de origem machista-patriarcal na consolidação de preconceitos, desigualdades e  violências sofridas pelas mulheres. Questiona-se: Como a educação familiar influencia a  violência contra a mulher? Porque as muitas mulheres em situação de violência não denunciam as agressões sofridas? Afirma-se, que as experiências sócio-afetivas-culturais da vividas na infância e adolescência especialmente vivenciadas no âmbito familiar são basilares para a superação de preconceitos e violências de gênero, pois os filhos tendem a reproduzir, ainda que de maneira inconsciente, o comportamento e as atitudes de seus pais. Considera-se, que embora no âmbito legal, houve uma evolução do ordenamento jurídico brasileiro na tentativa de coibir as violências historicamente sofridas pelas mulheres, é a educação, especialmente familiar, pautada numa perspectiva humanizadora e emancipatória que contribui significativamente para a superação do machismo e da desigualdade de gênero.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Ramos de Souza Bonfim, Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (Docente e Coordednadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade - GEPES-PET-MEC- FNDE) / Universidade Estadual de Campinas (Pesquisadora Colaboradora Grupo Paideia)
Doutora em Educação, na área de História, Filosofia e Educação pela UNICAMP. Estágio Pós-Doutoral em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (FE - UNICAMP), no Grupo de Estudos HISTEDBr. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Paideia - Faculdade de Educação - UNICAMP - http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=1026299512807183 Autora dos livros: "Educação Sexual e Formação de Professores: da educação sexual que temos à educação que queremos" (Editora UFPB, 2010) e do livro "Desnudando a Educação Sexual" (Editora Papirus, 2012). É Coordenadora-Tutora-Pesquisadora Responsável no Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade - GEPES PET MEC FDB. É professora universitária atuando como docente titular da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica na Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (PR) nos cursos de Pedagogia, Administração e Direito (Metodologia da Pesquisa Jurídica e Leitura e Produção de Texto Científico) e orientadora e Coordenadora de TC no Curso de Pedagogia. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade GEPES da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco desde dezembro de 2010. Mestre em Educação e Licenciatura plena em Biologia, Especialização em Metodologia e Didática do Ensino pela UENP-FAFICOP - Universidade Estadual do Paraná - Campus Cornélio Procópio. Foi vice-presidente da Associação Brasileira para a Educação Sexual - ABRADES (2009-2012). Foi tutora - EAD no curso Pós-graduação EAD - Teleduc (UNICAMP) no curso de Gestão Educacional: Abordagem Histórica (2006), fez estágio docente no curso de Pedagogia da UNICAMP (2006), na disciplina de História da Educação II. Possui Tem experiência como professora e Orientadora de em cursos de Especialização.
Publicado
2016-08-05
Como Citar
Bonfim, C. R. de S. (2016). Apontamentos sobre preconceitos de gênero e a violência contra a mulher no Brasil. Revista Espaço Acadêmico, 16(183), 26-38. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/32953
Seção
DOSSIÊ: FEMINISMO, MACHISMO E A CULTURA DO ESTUPRO (0rg.: Antonio Ozaí da Silva)