Novas questões sobre o curso superior de Economia Doméstica no Brasil: história, extinção e memória
Resumo
Este artigo analisa quais são as novas questões possíveis frente ao fenômeno recente de extinção dos cursos superiores de Economia Doméstica no Brasil. Considerado um curso historicamente expressivo para o ensino superior brasileiro, a Economia Doméstica vem passando por um longo período de crise desde a década de 1980, tendo culminado com sua extinção nos últimos dois anos. Sua extinção, longe de sanar as questões anteriormente formuladas, colocam novas possibilidades que exigem análises, estudos e aprofundamentos. Pode-se perceber, portanto, a prevalência de três novas questões sobre a Economia Doméstica como curso superior no Brasil: primeiro, como os processos de extinção e/ou transformação se desenvolverão nos próximos anos, possibilitando análises mais completas sobre os afastamentos e aproximações com os objetivos e grades curriculares dos cursos anteriores; segundo, como superar o desafio de sistematizar a trajetória de curso de forma mais holística, abordando aspectos ideológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais; e terceiro, como compreender o comportamento da própria classe ao lidar com a memória do curso, visto que há uma aparente dualidade de discursos e leituras com outras fontes e estudos, levando ao pressuposto da existência de uma memória enquadrada.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.