Walter Benjamin, sensibilidade e política: notas provisórias sobre o pensamento benjaminiano

  • Josimar Priori Instituto Federal do Paraná/Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Teoria da história, experiência, detalhes, flâneur, modernidade.

Resumo

O ensaio que segue apresenta algumas reflexões sobre três dimensões do pensamento de Walter Benjamin, quais sejam, a teoria da história, o conceito de experiência e sua atenção aos detalhes. Tais eixos permitem destacar seu compromisso conceitual e político com os oprimidos, seu trânsito pelos diferentes ramos do conhecimento, seu gênio criativo, a sua delicada análise do flâneur e sua concepção de modernidade. Concluo apontando para o caráter eminentemente político do pensamento benjaminiano e sua contribuição à pesquisa e à produção de conhecimento nas humanidades.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar Priori, Instituto Federal do Paraná/Universidade Federal de São Carlos
Graduado de Ciências Sociais e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Professor do Instituto Federal do Paraná.
Publicado
2017-01-01
Como Citar
Priori, J. (2017). Walter Benjamin, sensibilidade e política: notas provisórias sobre o pensamento benjaminiano. Revista Espaço Acadêmico, 16(188), 174-184. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/33714