As construções da alteridade na cinematografia de Tim Burton

  • Alef de Oliveira Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Alteridade, Representação, Antropologia, Tim Burton

Resumo

O presente artigo versa sobre as representações da alteridade presentes na cinematografia de Tim Burton, em especial, suas criações que destacam um registro criticamente elaborado das diferenças. Objetivando um diálogo entre os filmes do diretor e o debate antropológico acerca da alteridade, pretende-se estabelecer um campo de análise para a filmografia burtoniana subsidiada por algumas das teorias antropológicas em cena na atualidade. Assim, o texto se dedica a perspectivar a posição de Burton e as representações do outro encampadas nas suas narrativas. A interlocução entre cinema e antropologia é feita por uma operação hermenêutica. O artigo argumenta em favor da existência de modalidades representacionais de alteridade que esboçam uma refração simbólica, provocando nos espectadores a produção de um estranhamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alef de Oliveira Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciado em Ciências Sociais (UFC), Mestrando em Antropologia Social (UFRGS). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa SobreNatureza PUCRS/UFRGS.
Publicado
2017-06-07
Como Citar
Lima, A. de O. (2017). As construções da alteridade na cinematografia de Tim Burton. Revista Espaço Acadêmico, 17(193), 01-12. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/33945