As construções da alteridade na cinematografia de Tim Burton
Resumo
O presente artigo versa sobre as representações da alteridade presentes na cinematografia de Tim Burton, em especial, suas criações que destacam um registro criticamente elaborado das diferenças. Objetivando um diálogo entre os filmes do diretor e o debate antropológico acerca da alteridade, pretende-se estabelecer um campo de análise para a filmografia burtoniana subsidiada por algumas das teorias antropológicas em cena na atualidade. Assim, o texto se dedica a perspectivar a posição de Burton e as representações do outro encampadas nas suas narrativas. A interlocução entre cinema e antropologia é feita por uma operação hermenêutica. O artigo argumenta em favor da existência de modalidades representacionais de alteridade que esboçam uma refração simbólica, provocando nos espectadores a produção de um estranhamento.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.