Marxismo original e Utopia

  • Nildo Viana Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Marxismo original, Proletariado, Socialismo Teórico, Socialismo Utópico, Teoria, Utopia.

Resumo

O marxismo original – desenvolvido por Marx e Engels – geralmente é contraposto ao socialismo utópico como se fosse uma recusa absoluta e total. O objetivo do artigo é discutir a relação entre o marxismo original e o socialismo utópico e com a utopia. A tese defendida no artigo é a de que o caráter antiutópico do marxismo original é uma simplificação, pois o que ele realiza é uma suplantação do utopismo, o que significa manter os seus elementos positivos e negar os seus elementos negativos. Para tanto, o texto lança mão da análise da seção do Manifesto Comunista no qual Marx se posiciona diante do socialismo utópico e textos complementares, bem como a análise de comentaristas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nildo Viana, Universidade Federal de Goiás
Professor da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Socioogia da UFG/Universidade Federal de Goiás, Doutor em Sociologia/UnB.
Publicado
2016-11-06
Como Citar
Viana, N. (2016). Marxismo original e Utopia. Revista Espaço Acadêmico, 16(186), 71-83. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34079
Seção
DOSSIÊ: UTOPIAS - 500 ANOS (Org.: Antonio Ozaí da Silva)