"Kits de subjetividade verde". O consumo da natureza e as modelagens marcárias nas tensões do controle e do capitalismo rizomático.

  • Fred Tavares Professor, pesquisador e vice-coordenador do Programa EICOS - Instituto de Psicologia UFRJ; Professor da Escola de Comunicação - UFRJ
Palavras-chave: Subjetividade, consumo verde, capitalismo rizomático, sociedade de controle

Resumo

O objetivo deste ensaio, cujas bases teóricas são inspiradas em Gilles Deleuze e Félix Guattari, é investigar as relações entre consumo, subjetividade, capital e natureza, no contexto da sociedade mundial de controle, à produção do mercado do “consumo verde” no Brasil e à configuração do “ter humano” como uma proposição identitária, que se desvela por intermédio de “kits de subjetividade”. A partir da concepção do capitalismo rizomático, essas relações são, a princípio, articuladas dentro de uma lógica capaz de refletir a “liquefação” do conceito de sustentabilidade na contemporaneidade. Assim, a perspectiva da temática de “sustentabilidade líquidarevela a natureza como uma marca de consumo (grife) estetizada com traços de autenticidade no mercado, conforme uma modelagem marcária que semiotiza o consumo das aparências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fred Tavares, Professor, pesquisador e vice-coordenador do Programa EICOS - Instituto de Psicologia UFRJ; Professor da Escola de Comunicação - UFRJ

Pós-Doutor e Doutor em Psicossociologia - UFRJ

Professor, pesquisador e vice-coordenador do Programa EICOS - Instituto de Psicologia UFRJ/Professor da Escola de Comunicação - UFRJ
Publicado
2016-12-06
Como Citar
Tavares, F. (2016). "Kits de subjetividade verde". O consumo da natureza e as modelagens marcárias nas tensões do controle e do capitalismo rizomático. Revista Espaço Acadêmico, 16(187), 01-12. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34194
Seção
DOSSIÊ: Caleidoscópio do Consumo (Orgs.: Renato Bittencourt e Fred Tavares)