A antinatureza do consumismo

  • Renato Nunes Bittencourt FACC-UFRJ
Palavras-chave: Consumismo, Desejo, Fetichismo, Ecologia.

Resumo

O artigo aborda diversos aspectos sociais, econômicos e ideológicos que sustentam a experiência consumista no modo de vida capitalista, promovendo disposições narcísicas na subjetividade do indivíduo que assim se afasta de uma compreensão holística de sua própria ordem social. O consumismo impede o desenvolvimento de uma práxis ecológica e reforça o caráter alienante, fetichista e reificador da produção capitalista, alheia ao empoderamento humano e ao espírito de solidariedade que somente uma gestão política para além do sistema de mercado pode proporcionar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, FACC-UFRJ
Doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ/Professor da FACC-UFRJ
Publicado
2016-12-06
Como Citar
Bittencourt, R. N. (2016). A antinatureza do consumismo. Revista Espaço Acadêmico, 16(187), 83-97. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34288
Seção
DOSSIÊ: Caleidoscópio do Consumo (Orgs.: Renato Bittencourt e Fred Tavares)