A “centralidade” do consumidor e as novas interações com marcas globalizadas

  • Patrícia Gonçalves Saldanha Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Guilherme Nery Atem Universidade Federal Fluminense (UFF).
Palavras-chave: nova estrutura do consumo, papel do consumidor, ciberpublicidade, transformações tecnológicas, consequências sociais.

Resumo

É possível notar que as transformações tecnológicas ocorridas desde a virada do século XXI afetaram, em diversas medidas, a estrutura do consumo. Para além de formas rotineiras das práticas cotidianas de compra, venda e troca de mercadorias, os movimentos e combinações voltados para novos formatos de comercialização e de publicização das marcas de bens materiais e imateriais alteraram não só o olhar, como o papel do consumidor e a consciência de sua importância em todo o processo. Desta forma, com base em observações simples e pesquisa bibliográfica, o presente artigo irá refletir sobre como o atual momento em que a alteração dos mecanismos de fabricação, distribuição, exposição e negociação, outrora rotineiros, interfere no ordenamento das relações comerciais e pessoais. Destacando, portanto, o papel estratégico que a ciberpublicidade tem ocupado no cenário contemporâneo, em contínua transformação, uma vez que permite interação “full time” do consumidor com as marcas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Gonçalves Saldanha, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Profª. Drª. do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UFF;  Membro permanente PPGMC-UFF, Líder do Grupo de Pesquisa “LACCOPS: Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social” (UFF/CNPq); Membro fundador do Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária - INPECC (UFRJ/UFRN/UFF/UECe); Coordenadora do GT de Cidadania 8 -  Asociación Latinoameriana de Investigadores de la Comunicación - (ALAIC) ,2016-2018.

 

Guilherme Nery Atem, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Prof. Dr. do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UFF; Membro do PPGMC-UFF, Líder do Grupo de Pesquisa "ReC: retórica do consumo" (UFF/CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisa "SeDi: Semiótica e Discurso" (IL-UFF/CNPq). Colaborador e Supervisor do Projeto de Extensão "OBS.: Observatório de Publicidade Expandida" (UFRJ/UFF, desde 2016).Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Publicidade (ABP2), 2015/2017. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES), 2015/2017.

 

Publicado
2016-12-06
Como Citar
Saldanha, P. G., & Atem, G. N. (2016). A “centralidade” do consumidor e as novas interações com marcas globalizadas. Revista Espaço Acadêmico, 16(187), 48-59. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34316
Seção
DOSSIÊ: Caleidoscópio do Consumo (Orgs.: Renato Bittencourt e Fred Tavares)