Desejo é devir: um olhar sobre a condição do indivíduo consumidor na perspectiva do capitalismo rizomático

  • Giselle Gama Torres Ferreira UFRJ
Palavras-chave: sociedade de consumo, desejo, capitalismo rizomático, devir

Resumo

A sociedade contemporânea reflete um novo modelo de consumo no qual pessoas tornam-se mercadorias e mercadorias ressignificam-se no contexto psicossocial reapresentando-se como pessoas. Nesse novo modelo, cujas relações são instáveis, o desejo desloca-se da centralidade de seu significado para transformar-se em elemento subjetificado em necessidades, processo que gera sofrimento perpétuo nos consumidores. Esses indivíduos, imersos na busca de completude por meio do consumo, nunca, porém, encontram-se plenamente saciados. Consumir, então, torna-se uma forma de necessidade, cujo núcleo é transformado pelos diversos polos presentes nas relações - sociais, culturais, políticas, ambientais econômicas, entre outros – para algo intrínseco. Dessa forma, à luz do pensamento teórico dos autores Deleuze, Guattari, esse artigo se propõe a desconstruir a noção de imaginário para além e aquém de sua essência, no sentido de trazer a tona a problemática sobre a captura, criação e produção do desejo a partir da lógica do capital. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Gama Torres Ferreira, UFRJ
Especialista em Marketing pela Escola Politécnica da UFRJ. Mestre e Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ).
Publicado
2016-12-06
Como Citar
Ferreira, G. G. T. (2016). Desejo é devir: um olhar sobre a condição do indivíduo consumidor na perspectiva do capitalismo rizomático. Revista Espaço Acadêmico, 16(187), 13-22. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34407
Seção
DOSSIÊ: Caleidoscópio do Consumo (Orgs.: Renato Bittencourt e Fred Tavares)