“Identidade nacional brasileira” versus “identidade negra”: reflexões sobre branqueamento, racismo e construções identitárias

  • Mariana Panta Universidade Estadual Paulista.
  • Nikolas Pallisser Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Pesquisador do Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO/UEL); Bolsista CNPq.
Palavras-chave: Identidade Nacional, Identidade Negra, Processos Identitários.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os principais fundamentos da construção da “identidade nacional brasileira”, tendo como base a ideologia do branqueamento e o seu impacto sobre as construções identitárias da população negra. Considerando-se a sua acentuada influência na atualidade, busca-se discutir, na perspectiva dos movimentos negros contemporâneos, as motivações para a construção de uma “identidade negra” e seus principais desafios. Para discutir e melhor compreender as temáticas abordadas, este estudo aprofunda-se em obras especificas, a questão da “identidade cultural”, de modo geral, instaura-se sobre a obra Identidade cultural na pós-modernidade, do Stuart Hall; para pensar o tema da “identidade negra”, em particular, o cerne da discussão debruça-se sobre a obra Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade nacional versus identidade negra, do antropólogo Kabengele Munanga. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Panta, Universidade Estadual Paulista.
Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília); Pesquisadora do Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO/UEL); Bolsista CAPES.
Nikolas Pallisser, Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Pesquisador do Laboratório de Cultura e Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO/UEL); Bolsista CNPq.
Mestrando em sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Publicado
2017-08-04
Como Citar
Panta, M., & Pallisser, N. (2017). “Identidade nacional brasileira” versus “identidade negra”: reflexões sobre branqueamento, racismo e construções identitárias. Revista Espaço Acadêmico, 17(195), 116-127. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34664